19 de agosto de 2013

#11 - Descontrolo Monetário

Maria Francisca, 20 anos disse:

Sempre fui uma pessoa um bocado para o mimada, mas ultimamente, acho que cheguei a um limite imperdoável para a minha família e até mesmo para mim. A verdade é que, para além de gastar imensas horas do meu tempo-livre no centro comercial, acabo também por gastar rios de dinheiro. Ainda pior é que, por vezes, é dinheiro que preciso para coisas bem mais sérias e muito do que compro não é de todo essencial.
Tenho imensa vergonha de mim quando não sou capaz de me controlar, e embora na altura não me incomode, posteriomente pesa-me o coração explicar aos meus pais porque é que preciso de dinheiro extra. Como é que eu me posso controlar? Os meus pais sugeriram que fosse a um especialista falar do meu caso, mas não sei se consigo ultrapassar a vergonha de me expor. Assim sendo, acredito que falar com vocês é um bom primeiro passo. O que me aconselham?


Other Way Out aconselha: 

Olá Maria Francisca, obrigada por partilhares a tua situação com toda a comunidade! 
Sim, de facto, falares connosco pode ser um bom primeiro passo, pois ao dá-lo, demonstra que és capaz de falar com alguém sobre o assunto, assim como é também um sinal que compreendes que tens uma situação/problema entre mãos que necessitas de resolver. 
Mesmo que na altura do maior consumo não te apercebas, posteriormente és capaz de reconhecer que não foi a tua melhor opção. Isto é, tu consegues pensar e avaliar a situação, assim como sabes que não queres continuar a gastar o teu dinheiro dessa forma. Como tal, torna-se um passo muito importante reflectires sobre as tuas acções, e será isso mesmo que te levará a ultrapassar tudo!
A comunidade apoia-te e incentiva-te a ires falar com um especialista, como te aconselharam os teus familiares - que evidenciam estar preocupados contigo e que só querem o teu bem! A verdade é que só tu podes escolher ir ou não. Essa opcção está nas tuas mãos, e se sentires que deves, a coragem há de chegar, acredita! Alem disso, não tens de te sentir envergonhada. O especialista pode entender, mais do que ninguém, o que se passa contigo e de uma forma muito mais complexa. De certo que também já conheceu muitas pessoas com o teu problema e/ou semelhantes. Tens de ter calma, e mesmo que te sintas nervosa, as coisas vão melhorando com toda a força e coragem que já demonstraste ter - só pelo simples facto de estares a partilhar o teu testemunho connosco. Igualmente, será com muito esforço e vontade da tua parte que irás progredir sempre um pouco mais, e inclusive reencontrar o teu ritmo.
Além disso, tens algo muito positivo a teu lado -  os teus familiares que estão dispostos a apoiar-te. Estão contigo e um problema partilhado divide o peso do mesmo, assim como o apoio, quando partilhado, se multiplica. Tens todas as ferramentas para o conseguires, Maria Francisca! :) 
Estamos a torcer por ti! Desejamos que faças a escolha acertada para ti e que acima de tudo sejas feliz - e já sabes, para tal, tens de encontrar a tua paz interior e trabalhar em prol disso.

A comunidade OWO deseja-te boa sorte, assim como espera ter conseguido ajudar-te no melhor possível. Obrigada pela tua questão!

#11 -Já te encontraste na mesma situação? Semelhante? O que fizeste? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela tua participação/colaboração. É sempre importante!